Rocambole de Goiaba

Uma mesa de café perfeita não pode faltar coisas gostosas, concorda?
A receita de hoje é de dar água na boca e pode ser incrementada no café da manhã, da tarde, nas beliscadas do dia a dia e até na sobremesa.
Um rocambole com a massa perfeita, saborosa e o melhor de tudo é que é muito fácil fazer. Vem comigo!!!

Ingredientes para a massa:
– 6 claras
– 6 gemas
– 6 colheres de sopa de açúcar
– 6 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento químico
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– Açúcar de confeiteiro para decorar

Recheio:
– 500 gramas de goiaba
– 1/2 xícara de chá de água

Modo de preparo:
Primeiro vamos começar com o recheio para dar tempo de esfriar assim que a massa estiver pronta.
Pique a goiabada em vários pedaços, acrescente em uma panela e em seguida coloque 1/2 xícara de água. Ligue o fogo baixo e vá mexendo até a goiabada se dissolver totalmente e formar um doce bem firme, desgrudando da panela. Coloque em um refratário e reserve.
Agora é a hora da massa.
Com os 6 ovos em mãos, separe as claras das gemas. Bata as claras em ponto de neve, deixando-as bem fofinhas e reserve.
Em outro refratário, peneire as gemas, deixando-as escorrer naturalmente, acrescente 6 colheres de sopa de açúcar refinado, bata com a batedeira formando um creme com tom de amarelo bem claro. Acrescente 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada e com a ajuda de um fuê mexa bem devagar até incorporar a farinha. Pegue a clara em neve e acrescente metade, mexendo novamente com o fuê bem devagar e após acrescente o restante, sempre mexendo com muita delicadeza. Coloque 1 colher de chá de fermento e por último 1 colher de chá de essência de baunilha, mexa mais uma vez e reserve porque agora é a hora de untar a forma.
O processo para untar a forma vai ser um pouco diferente do convencional, pois não queremos que a massa grude de forma alguma, ainda mais por ser uma massa bem fininha.
Pegue uma forma retangular (40x30cm), espalhe margarina por toda a parte interna, corte uma folha de papel manteiga na mesma medida e coloque-a sobre a forma, após passe mais uma camada de margarina para ter a certeza de que nosso rocambole não irá grudar.
Espalhe bem a massa do rocambole sobre a forma, deixando-a uniforme em ambos os lados.
Leve para assar em forno pré aquecido por 180º de 15 a 20 minutos, até a massa ficar firme.
Espere a massa ficar morna para começarmos a enrolar.
Umedeça um pano de prato, pois iremos enrolar o rocambole sobre ele. Espalhe açúcar de confeiteiro peneirado sobre este pano úmido. Desenforme a massa passando uma espátula em volta da forma para soltar as bordas e vire-a sobre o pano. Tire o papel manteiga com muito cuidado. Coloque o recheio espalhando uniformemente sobre a massa, e agora podemos enrolar a massa bem devagar e com muito cuidado para não quebrar, tirando o pano de prato aos poucos, assim que terminar de enrolar deixe o pano enrolado sobre o rocambole e coloque na geladeira por mais ou menos 2 horas para que fique bem consistente.

Prontinho, agora é só retirar da geladeira, cortar em fatias e nosso rocambole está pronto para ser servido e apreciado.

Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida deixe seu comentário!

Se você gosta de culinária e ainda quer ganhar um dinheiro vendendo suas delícias adquira o e-book FATIAS LUCRATIVAS (http://bit.ly/ebook-fatias-lucrativas) da Marrara Bortoloti. Esse é um dos caminhos mais fáceis de mudar sua vida através da confeitaria!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar

7° Mês

E o sétimo mês chegou. Relatos da segunda gestação. Eu